A SUDE E A MELHOR COISA
Saúde
"Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças."
Organização Mundial da Saúde
Só damos valor a nossa saúde quando estamos doentes. Uma simples gripe é capaz de nos deixar abatidos e incapacitados de realizar nossas atividades cotidianas.
Muitas vezes pequenos cuidados evitam que passemos mal por vários dias.
Aqui, encontrará sempre algumas informações ou dicas para cuidar melhor de sua saúde.
Responsáveis:
Igor H. Pacheco Lucas R. Pierozam
GRIPE INFLUENZA A H1N1
Ou Gripe Suína
O que é?
É uma doença causada por uma das mutações (geralmente H1N1) do vírus Influenza A. Portanto, é um vírus novo, com material genético desconhecido para o sistema imunológico das pessoas. Este novo vírus surgiu devido a uma grande variação antigênica do vírus Influenza.
Tal fenômeno acontece em intervalos irregulares que variam de 10 a 40 anos. É uma doença respiratória aguda, altamente contagiosa, que afetou todo o mundo rapidamente em 2009 porque as pessoas não tinham imunidade contra ele. A OMS fez alerta de pandemia (alerta epidemiológico nível 6) em 11/06/2009 pela gravidade da situação.
Como ocorre?
O vírus se dissemina entre os porcos por aerosol da secreção respiratória destes pelo contato direto ou indireto. Eles podem ser infectados por vírus Influenza das aves, de humanos bem como de Influenza suíno. Os porcos podem ser infectados ao mesmo tempo por mais de um tipo de vírus, o que permite que estes se misturem. A infecção em humanos por Influenza suíno pode ocorrer em casos isolados ou surtos. Esta doença pode surgir após contato da pessoa sadia com porco infectado ou de pessoa sadia com pessoa infectada.
Assim, como na gripe comum, o contágio entre as pessoas se dá através de secreções respiratórias como gotículas de saliva ao falar, espirrar ou tossir. Uma pessoa pode infectar outra desde um dia antes da doença aparecer até 7 dias (crianças até mais que isso) após sua resolução. Após contato com vírus, o indivíduo pode levar de 1 a 4 dias para começar a apresentar os sinais e sintomas da doença. Não há problemas em ingerir carne de porco ou produtos derivados dela (salame, por exemplo). Os sintomas são iguais aos da gripe comum. Esta pode até levar à morte. Os casos de gripe suína podem ocorrer em qualquer época do ano. Contudo, tem incidência maior no outono - inverno nas zonas temperadas do globo. Muitos países vacinam rotineiramente as populações suínas contra este vírus.
Como se evita?
● Evitar contato íntimo com pessoas que não estejam bem e que tenham febre ou tosse;
● Lavar as mãos com água e sabão frequentemente e quando necessário;
● Manter hábitos saudáveis como se alimentar corretamente, realizar atividades fisicas e manter sono adequado.
Se houver uma pessoa doente na mesma casa:
● Deixar um aposento separado para o doente. Se isso não for possível, este deve manter-se a uma distância de 1 metro pelo menos dos outros;
● Deve-se cobrir boca e nariz ao entrar em contato com o doente. Máscaras podem ser usadas com esta finalidade e depois dispensadas;
● Lavagem de mãos após contato com o doente;
● Não compartilhar utensílios como copos, toalhas, alimentos ou objeto de uso pessoal;
● Deixar o local onde o doente está bem arejado. Deixar portas e janelas abertas para circular o ar; ● Manter os utensílios domésticos limpos;
● O doente deverá também cobrir a boca e nariz com lenço ao tossir e espirrar. A lavagem de mãos deve frequente e, principalmente, após tossir ou espirrar será importante para prevenir o contágio de outras pessoas. Por essa mesma razão, durante a doença, recomende familiares e amigos para que não visite o doente.
Como se trata?
O novo vírus da gripe suína é sensível às substâncias fosfato de oseltamivir e zanamivir. O CDC informou que medicamentos para prevenir ou tratar a gripe suína são mais eficazes quando tomados dentro das primeiras 48 horas em que os sintomas foram percebidos. Mas nem todos necessitam desses medicamentos, muitas das primeiras pessoas nos Estados Unidos com casos confirmados de gripe suína se recuperaram sem tratamento. O Department of Homeland Security liberou 25% do seu estoque de medicamentos que combatem a gripe suína.
Dica:
Siga a prevenção e caso você tenha gripe suína, trate-se e continue saudável.