Fala, mestre!
Não há livro que substitua um professor.
Aqui é o espaço para lermos algumas ideias, pensamentos e críticas de alguns professores sobre seus conteúdos.
Participe opinando sobre o assunto no fórum!
Responsáveis:
Ketlen Kaiser Katleyn Rayana Pereira
POR QUE ESTUDAR HISTÓRIA?
Professor Ruy Inserti
Por que estudar História?
Em primeiro lugar temos que ver a história como uma herança. Uma boa resposta é a de que a história é uma espécie de cofre de guardar joias, que contém a herança cultural de cada indivíduo nascido na civilização do mundo moderno.
Um momento de reflexão poderá nos mostrar que, se todos os conhecimentos, ideias, instituições e riqueza material acumulados no passado nos fossem de súbito retirados, reverteríamos instantaneamente à condição de bestas selvagens. E se lhe tirassem a internet, celular, automóvel, energia elétrica, geladeira, computador, máquina de lavar roupas? Todos esses aparatos tecnológicos tiveram uma construção histórica e revolucionaram o mundo de alguma forma, cada um a seu tempo.
Que seria nossa civilização sem a arte da Grécia Antiga, da Índia Oriental ou da China? Que seria ela sem a Bíblia, ou a religião de Cristo, ou os grandes ensinamentos religiosos de Buda e Maomé? Que seria das catedrais góticas que herdamos da Era Feudal na Europa, ou a arte da era do renascimento?
Que seriamos de nós sem a história de pessoas como: Shakespeare, Confúcio, Heródoto, Platão, ou mesmo aqueles que desafiaram seu tempo para proclamarem o seu novo modo de pensar e ver o mundo religioso como: Karl Marx, Martinho Lutero, Foucault, Jônatas Edwards, João Wesley e entre outros.
Estudar História nos dá uma visão ampla do passado tão valioso para o cidadão e indivíduo. Com o estudo da história o cidadão aprende a ver os problemas que surgem na vida social da humanidade, e aprende por meio da história os vários meios de resolvê-los.
Usando os pensamentos do jornalista Eduardo Bueno (Peninha), “se não quisermos cometer os mesmo erros dos últimos 500 anos, aprendamos com eles”.
Comente aqui o texto do professor Ruy!
Nenhum comentário foi encontrado.
Novo comentário
A origem do poder político
Você já se perguntou por que existem os políticos? Quem deu o poder político para o presidente?
Há muito tempo, por volta de 1600, na Inglaterra, houve dois estudiosos que tentaram responder a essas questões. Com base na teoria contratualista, os filósofos políticos Thomas Hobbes e John Locke acreditavam que para se entender de onde vem o poder político, primeiro necessitamos fazer uma reflexão do que existia antes.
Segundo Hobbes e Locke, existia um Estado de Natureza onde o ser humano vive em seu estado mais natural, baseando seus atos a partir dos desejos e com liberdade plena, ou seja, fazia tudo o que queria.
Porém, no Estado de Natureza o homem tem maior chance de entrar em conflito. Uma vez em conflito, o Estado de Natureza não consegue resolvê-lo, pois não existem leis, nem regras, nem polícia, nem governo. Isso vai desenvolver um Estado de Guerra.
No Estado de Guerra não existe a menor chance do ser humano sobreviver em paz, portanto para se evitar o medo constante e uma possível extinção, faz-se necessário um pacto social, ou um contrato social, onde abrimos mão de algumas liberdades, e transferimos o poder de punir para o Estado, criando assim o Estado Político e todo o poder político por consequência.
Lembre-se, esta é uma explicação feita a partir da idéia de que o poder político surge com um contrato ou pacto social, existem mais explicações para estas questões, cabe a nós estudarmos todas as respostas já dadas e tentar procurar formular nossas próprias respostas.
Bom estudo a todos!
Professor Frederico P. Käfer
Comente aqui o texto do professor Fred!
Nenhum comentário foi encontrado.